Oferecer formas variadas de pagamento tornou-se necessário para os pequenos e médios negócios reterem clientes e alavancarem suas vendas. O mercado está cada vez mais competitivo e fica para trás o comércio que ainda resiste em adotar maneiras modernas e diversificadas de receber pela compra.
Sua loja trabalha oferece essa variedade? Você está interessado em saber o que fazer quanto a isso? Nos tópicos abaixo, apresentamos por que adotar essa prática é tão importante para aumentar o número de consumidores e melhorar o fluxo de caixa. Confira!
Meios de pagamento que têm crescido no Brasil
Diferentes dados mostram que os novos modos de receber dos consumidores têm aumentado em detrimento dos convencionais. Segundo informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as operações com cartão de crédito subiram 12,4%, atingindo a marca de R$ 842,6 bilhões em um ano.
Cenário semelhante é encontrado nos números divulgados pelo Banco Central (BC), que revelam um aumento de 6,2% no universo de cartões de débito ativos. Outro levantamento aponta para o boleto como a forma preferida dos brasileiros, enquanto que o uso de dinheiro e cheque despenca frente a elevação do pagamento eletrônico, conforme informa o BC.
Principais formas de pagamento
As alternativas de pagamento, portanto, expandiram-se em razão dos avanços tecnológicos. Essas opções, inclusive, são acessíveis aos pequenos e médios negócios. A máquina de cartão de crédito e débito é um exemplo claro dessa premissa, pois tem sido utilizada por cabeleireiros, vendedores ambulantes, comércios de bairro e microempreendedores em geral.
Não para por aí. A geração Z, nascida a partir de 2001, representará mais de 30% da população mundial em 2019, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ultrapassando os millennials. O que isso significa? Mudança no perfil e no comportamento do público consumidor. Logo, é necessário acompanhar as novidades para se manter ativo e sólido no mercado.
Listamos, a seguir, uma breve descrição das principais formas de pagamento disponíveis atualmente e que você deve ficar de olho.
À vista (dinheiro em espécie)
Um dos mais tradicionais, o dinheiro “vivo”, continua sendo bastante usado para efetuar compras, principalmente em pequenas e médias cidades. Entre os mais idosos, é também o modelo mais confiável e a tendência é que permaneça no mercado por muitos anos ainda.
Seu uso mais frequente em determinadas regiões está relacionado à desconfiança nos recursos digitais, bem como nas dificuldades em manuseá-los. O dinheiro em espécie é considerado, ainda, o meio mais vantajoso para o comércio, por ser líquido e não demandar taxas.
No entanto, é preciso ter cuidado para não acumular demasiada quantia no caixa. Deve-se adotar a “sangria” como prática de prevenção e segurança contra furtos.
Cartão de débito e crédito
Como demonstram as pesquisas, a utilização do cartão de crédito e débito é cada vez mais comum. As lojas que não o aceitam estão fadadas a perder clientes para a concorrência. Isso porque essas formas de pagamento são vistas como mais seguras, cômodas e fáceis de controlar as finanças.
Há, ainda, a questão das campanhas de acúmulo de pontos e milhas, fomentadas pelos bancos para elevar o uso do recurso. Apesar das taxas cobradas pela licença das máquinas, que podem variar entre 2% e 5%, esse modelo garante o recebimento seguro, evita o famoso “fiado” e ainda facilita a gestão do fluxo de caixa.
Crediário próprio e boleto bancário
O crediário ainda é um dos “queridinhos” dos brasileiros e não pode ser negligenciado pelas empresas. A quantidade de consumidores endividados com cartão de crédito é enorme e muitas pessoas preferem comprar seus produtos no carnê pela facilidade de parcelamento, controle financeiro e até mesmo pelo hábito.
É possível trabalhar com crediário próprio — o que facilita campanhas de marketing como o cartão fidelidade — e também contratar instituição bancária para ficar responsável pela emissão do boleto.
Independentemente do formato, é imprescindível implementar um sistema de análise de crédito para evitar inadimplência e com ferramentas de cobrança recorrente e recuperação de recursos, como oferece o Sistema Nosso Crediário — uma plataforma online de crediário profissional voltada para pequenos negócios.
Outros
Encontra-se outras possibilidades no mercado também, como o NFC (near field communication) — tecnologia que permite pagar no crédito e no débito por aproximação de dispositivos móveis. Tem ainda os vales e o paypal, bastante utilizado no e-commerce, assim como os intermediadores e o gateway.
Vantagens de oferecer várias formas de pagamento
Essa variedade de formas de pagamento rende vantagens para os comércios, algumas das quais abordamos na sequência.
Aumento na retenção de clientes
Ao oferecer exatamente o que o cliente precisa, você gera uma experiência positiva que pode ser convertida em retenção e, consequentemente, em fidelização. O atendimento e a qualidade dos produtos são muito importantes para isso, entre outros fatores.
Contar com variadas formas de pagamento também entra nesta lista, pois se torna um diferencial do negócio.
Praticidade na hora da compra
Além disso, essas possibilidades facilitam o pagamento e otimizam o atendimento. Nada pior do que chegar no caixa e saber que a forma pela qual você estava planejando pagar não está disponível, não é verdade?
Portanto, ampliar os meios de receber dos consumidores é um investimento fundamental nos dias de hoje, com essa multiplicidade de opções.
Redução dos riscos de inadimplência
Quanto mais alternativas a loja tiver, menores serão as chances de inadimplência, ou como muitos dizem: a venda da esperança (que apresenta grande probabilidade de não pagamento).
O fato de disponibilizar diversas formas de cobrar, inibe aquele cliente da sua rua tentar negociar uma compra no “fiado”.
Comodidade para o cliente
Outra vantagem, dessa vez mais voltada para o consumidor, é a comodidade de pagar da maneira que for melhor. Dessa forma, você não perderá a venda para o concorrente e ainda deixará seu cliente satisfeito.
Transparência
Essas formas de pagamento são profissionais, seguras tanto para quem vende quanto para quem compra, além de transparentes. Trabalham com comprovantes e não deixam dúvidas acerca a negociação, sendo que é possível receber a notificação no celular.
O mercado oferece muitas possibilidades e também exige que as empresas as adotem. Elas simbolizam evolução nos processos comerciais e trabalhar com formas variadas de pagamento é fundamental para reter clientes, alavancar as vendas e movimentar o fluxo de caixa do negócio.
Se você tem interesse em melhorar o desempenho de vendas a prazo ou começar a oferecer essa condição de pagamento em seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo!